quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sáb 17 De Out - Buraka Dj's






Buraka Som Sistema (Portugal)

Falar de Kuduro em Portugal já não é novidade, embora o género ainda não tenha atingido o nível de loucura rítmico-cultural que se tem vindo a notar em Lisboa desde os finais dos anos 90. Essa massificação deve-se em parte ao trio Buraka Som Sistema e à sua ousada recriação do Kuduro, Num refrão, o género saiu do espaço que lhe era reservado e fundiu-se com outras manifestações electrónicas. Inovação musical ou simplesmente o instinto de estar no sítio certo e com a canção perfeita? O grupo afirma que um não está desassociado do outro.

Num momento em que o Ocidente mal aprendeu a classificar essa música suburbana, que germinou das novas metrópoles do mundo globalizado, o grupo pegava nos cânones desse fresco Electro-Ghettotech e acrescentava outro ponto de influência geográfica à pista de dança por onde passava, contaminando meio mundo, com uma África nunca antes ouvida. A fórmula usada para a conquista – From Buraka to The World, o E.P que introduziu o Yah! (single do ano da influente publicação britânica FACT).

Lil’John e Riot começaram a fazer música juntos na adolescência mas o núcleo de Buraka Som Sistema só se completou quando os dois começaram a trabalhar com o produtor Angolano, Conductor, que trouxe consigo um extensivo conhecimento sobre o Kuduro. Os três pegaram nas influências da música da sua juventude, na sua cultura, e fundiram-na com a inspiração tirada de géneros musicais tão diversos como o techno, o drum‘n’bass, o hip hop e a música de dança. Um rotativo elenco de talentos juntou-se a Buraka, nomes como Petty, M.I.A., Pongolove, Kalaf, Nolay, Bruno M, Deize Tigrona, Puto Prata e DJ Znobia.

2007 foi um ano produtivo. A reputação ganha com os espectáculos enérgicos dados em festivais como Roskilde, Glastonbury, Bestival, TMN/Sudoeste ... para citar alguns, - e cedo os colocou como favoritos entre a crítica e os seus pares. Apadrinhados por Diplo, M.I.A, Count & Sinden e Switch, Buraka Som Sistema foram finalistas na inédita competição da MTV “New Sound of Europe”. O ano de 2008 começa com o anúncio do álbum de estreia, Black Diamond, com lançamento apontado para o Verão.

Para o single de estreia “Sound of Kuduro” foi realizado um vídeo que rapidamente se tornou numa enorme sensação online. O vídeo contém filmagens da recente viagem que Buraka fez a Angola, onde se pode ver como o fenómeno do kuduro é vivido em Luanda. Uma manifestação social que atinge o espectro da sociedade.

Parte das canções do novo álbum – que está agora a sofrer os retoques finais – já se podem ouvir nos espectáculos que Buraka têm agendados para este Verão em Portugal e no mundo.

www.myspace.com/burakasomsistema
www.youtube.com/watch?v=4CkXhtw7UNk


Local: Sala Principal
Hora: 23h00
Preço: pré-venda: 12,50€ / No dia: 15€

Sem comentários: