terça-feira, 16 de junho de 2009

Exposição de Pintura - "Formas" de Daniela Alexandra




Este trabalho surge da necessidade de libertação pessoal, abandonando o uso da fotografia como representação ou processo para a pintura.
Sentia a necessidade de criar uma linguagem própria, uma forma de chegar à abstracção, onde pudesse libertar-me, contrariando gestos repetitivos, mecânicos que limitavam o meu trabalho. Neste sentido tentei desligar-me completamente de qualquer representação do real e procurei no material uma nova linguagem, explorando as capacidades plásticas da Pintura.
Os elementos que introduzo na minha pintura são “formas” que envolvem o espaço da tela, quer pelo seu equilíbrio, quer pelo seu desequilíbrio. Não se trata da desconstrução ou simplificação de uma realidade, tornando o trabalho em algo abstracto, mas encará-lo como um elemento já por si abstracto. Algo que nasceu com essa intenção e preocupação de trabalhar com formas, textura, sobreposições, manchas, cor, e não tentar encontrar um motivo para chegar a essa mesma forma (abstracção). O conceito do meu trabalho está centrado na preocupação e inquietação pessoal a nível da composição das “formas” conciliando esta com a plasticidade da matéria pictórica. Trata-se de “formas” que não se identificam com nenhuma representação do real, recorrendo tanto a formas geométricas simples como também a formas retiradas do imaginário.


Biografia:
Daniela Alexandra dos Santos Fernandes nasceu em 28.07.1982, natural de Barcelos, actualmente reside e trabalha no Porto. Em 2000 inicia a licenciatura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e em 2005 termina o curso Artes Plásticas – Pintura. Em 2006 ingressa na Pós-graduação de Formação Profissional em Docência das Artes Visuais, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e termina em 2007. Actualmente (2009), frequenta o 2º ano do curso de Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na FPCE da Universidade do Porto.

Organização: Velha a branca
Horário: patente de 13 de Junho e 05 de Julho
Local: Galeria (Piso-0) Entrada Livre

Sem comentários: