segunda-feira, 27 de outubro de 2008

X-Wife


“Rockin’ Rio” (2003), e o seu e.p. de estreia, foi uma autêntica pedrada no charco, apresentando uma banda que partindo da herança pós – punk de bandas como os Suicide ou os Gang of Four, tinha consolidado uma linguagem extremamente moderna e fortemente personalizada, onde distorção e electrónica analógica apoiadas numa caixa de ritmos vintage serviam uma escrita certeira e ambiciosa.


“Feeding the machine” (2004), o seu primeiro álbum, confirma e leva ainda mais longe as expectativas que “Rockin’Rio” havia gerado. Os X-Wife fazem música ao nível do que de melhor nos chega de Londres ou Nova Iorque, e as reacções além fronteiras não se fazem esperar.
São elogiados por James Murphy, mentor dos LCD Soundsystem, e por alguns dos mais decisivos Blogs da actualidade como o Fluxblog ou o One Louder, convidados a tocar na mítica estação de rádio nova iorquina WFMU, integrados no programa Cherry Blossom Clinic de Terre T, e alvo do interesse da editora britânica White Label Music, que aposta na banda como cabeça de cartaz do segundo capitulo das suas compilações “Electronic Bible”, para além de serem nesse ano um dos grupos mais vendidos em lojas de referência como a Other Music e a Insound.


Este é o ponto de partida para uma carreira que passo a passo os tem vindo a consolidar como uma das poucas bandas portuguesas capaz de gerar lá fora as mesmas reacções que temos por cá quando descobrimos uma nova grande banda americana, britânica ou francesa. E com o crescente interesse suscitado pelos X-Wife as coisas vão acontecendo naturalmente. Tocam ao lado de bandas decisivas como LCD Sounsystem, Artic Monkeys, Soulwax, Liars, Simian Mobile Disco, Love is All, Tv on the Radio, Grossip, Chemical Brotheres ou Justice entre outros, e em centros cosmopolitas como Nova Iorque, Austin (South by Southwest), Londres, Paris, Madrid Barcelona (Primavera Sound e Razzmatazz) e Bilbao. Fazem uma mini tour de 6 concertos em Itália. E vêem o seu segundo álbum, “Side Effects” (2006) licenciado para o território espanhol através da Pupilo Records, um disco que nos mostra uma banda que procura sempre fazer melhor, onde a caixa de ritmos começa a dar lugar à bateria, a maturidade que os X-Wife evidenciam é invulgar assim como a consistência da sua escrita e a autonomia da sua linguagem, ainda e sempre extraordinariamente actual.


Em 2008 os X-Wifw prometem voltar a dar que falar. “On the rádio”, o single de avanço do deu novo álbum, “Are you ready for the blackout?”, anuncia o seu melhor trabalho de sempre, um disco em que os X-Wife dominam por completo uma linguagem e um com que é só deles, desta vez mais contrastante mas, como sempre, duma coerência e estética ímpar, moderna e intemporal.




Data: 14 de Novembro

Horário: 23h00 (Concerto)

00h15 - Dj set com Dj KItten


Preço: 10€ Plateia 15€ 1º Balcão


Informações ou reserva de bilhetes: reservas@sao-mamede.com

Telefone: 253 547 028

1 comentário:

Rui Osório disse...

Eu estou lá e estou a tentar incentivar muitos mais eles merecem, ouçam o novo single "Fireworks" é espetacular.